Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de março de 2011

Brancos ou Negros ? (50)

   O rock and roll já nasceu polêmico. Quando a juventude da época começou a se revoltar contra o racismo, a música foi uma forma de unir a todos. Alguns atribuem aos negros a criação do rock and roll nos anos 50. Mas quem será o pai do rock? Na versão negra, podemos considerar Chuck Berry, Little Richard, Fats Domino e Bo Diddley
  Os primeiros brancos a se aventurarem no contagiante ritmo foram Bill Haley, Carl Perkins, Johnny Cash, Jerry Lee Lewis, Roy Orbison e Elvis Presley, que traziam em suas músicas as origens do hillbilly, uma espécie de música pré-folk feita no sul dos Estados Unidos, o swing do blues feito pelos negros e uma pitada do jazz e do boogie-woogie — este, outra vertente do blues tradi- cional. Essa mistura mais tarde passou a ser chamada de rockabilly.
  A diferença entre o rock and roll e o rockabilly é que no primeiro entravam elementos do pop feito antes da década de 50 — o chamado pop tradicional — e, no segundo, havia predominância das raízes coun- try e do rhythm & blues.
   O selo Sun Records, do produtor Sam Phillips, ajudou a propagar pela América alguns desses ritmos importantes, na voz de nomes como Johnny Cash, Jerry Lee Lewis e Elvis Presley. Enquanto isso, em Chicago, um outro selo chamado Chess Records — uma gravadora de R&B — apresentava ao mundo os artistas negros do rock and roll, como Chuck Berry e Bo Diddley. Nessa época, houve uma proliferação pelos Estados Unidos de outros selos menores que também fizeram história, como o Imperial e o King. 
   Um dos caras mais negligenciados pela mídia foi Bill Haley, músico do Estado de Michigan, que já tocava rock and roll desde o início dos anos 50, quando o ritmo ainda nem tinha nome. Sua gravação de “Rock Around the Clock”, por exemplo, aconteceu em abril de 1954, antes de Elvis Presley assinar com a gravadora Sun Records (também em 1954), e de Chuck Berry gravar “Maybellene”, em 1955. 



Um comentário:

  1. O swing e o jazz negro com certeza são as raízes de todo o rock n' roll. Mas não adianta e todos devem aceitar ELVIS é o genuíno e primeiro rocker.

    ResponderExcluir