Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de março de 2011

As Raizes Desse Tal De Rock n' Roll (50)

  No início da década de 50, a América se recuperava da ressaca do período pós- guerra. O cenário parecia promissor:
  o poder aquisitivo do norte-americano melhorava a cada dia e despontava a chamada geração do consumo, para quem tudo era novidade e inspirava prazer.
  Seus pais ouviam canções românticas de Dean Martin e orquestras como a de Glenn Miller, mas, definitivamente, não era isso que os jovens queriam ouvir.
  Dessa insatisfação surgiu o ritmo batiza- do de rock and roll, que expressava a excitação dessa nova geração.


  A Receita Do Rock n' Roll


  Na sua forma mais pura, o rock é composto de três a quatro acordes, uma batida forte e contínua e uma melodia pega- josa. 
  As raízes do rock and roll provêm de fontes variadas: o blues tradicional, o rhythm & blues (R&B) e a música coun- try. Adicione também o gospel, o pop tradicional, o jazz, o boogie-woogie e o folk. 
   E misture uma estrutura ao estilo blues, que torna a canção rápida, dançante e atraente. 




  O rock and roll teve seu modelo criado pela primeira geração de rockers: Chuck Berry, Elvis Presley, Little Richard, Jerry Lee Lewis, Buddy Holly, Bo Diddley, Bill Haley, Gene Vincent, The Everly Brothers, Carl Perkins, entre outros. 
   Nas décadas seguintes, um grande número de artistas foi recriando e redefinindo esse som. Da invasão inglesa, folk-rock e psicodelia ao hard rock, heavy metal, glam rock e punk, diversos subgêneros foram surgindo, muitos deles ainda conser- vando em sua concepção musical as raízes das décadas de 50 e 60. A forma de execução foi mudando, mas a essência continuava a mesma. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário